Doenças Infecciosas e Consulta do Viajante

Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de infeções causadas por micro-organismos, sejam eles bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Nesta especialidade está ainda integrada a Consulta do Viajante. A medicina do viajante que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico, e tratamento de doenças infeciosas, e outras ocorrências que podem surgir no decurso de viagens, em particular, para regiões em vias de desenvolvimento. Estas consultas são importantes para: Avaliar as condições de saúde individuais antes da viagem. Pode ser especialmente importante para grávidas, crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sob medicação, etc. Receber conselhos sobre medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois da viagem, tais como vacinação, medicação preventiva da malária, informação sobre higiene pessoal, cuidados a ter com a água e alimentos, etc. Administrar as vacinas necessárias e fazer o respectivo registo no Boletim de Vacinas e no Certificado Internacional de Vacinação. Obter as receitas para os medicamentos eventualmente necessários. Recolher informações sobre a assistência médica no país de destino e aconselhamento sobre o kit farmacêutico que se deve levar. Receber assistência médica após o regresso e diagnosticar problemas de saúde possivelmente contraídos durante a viagem.

Doenças Infecciosas e Consulta do Viajante
Barbara Flor de Lima