Marcar consulta
Pilates Clínico

Pilates Clínico

O Pilates Clínico é um método de treino de estabilidade dinâmica, que recondiciona o corpo a partir do core central, passando pelo core superficial e englobando membros superiores e inferiores, que nos permite prevenir a recorrência e tratar diversas condições posturais, neuro-musculo-esqueléticas e neurológicas.

Marcar consulta

Corpo clínico

Pilates Clínico

Perguntas frequentes

Aqui encontra as respostas à perguntam que mais frequentes em consultório na especialidade de Pilates Clínico.
  • O Pilates Clínico é dado por um fisioterapeuta?

    Sim. O Pilates Clínico é uma formação complementar ao curso de Fisioterapia.

    Atualmente, já existem outros profissionais habilitados para orientar programas de Pilates Clínico. Contudo, a complementação com a Fisioterapia é uma grande mais valia, dado que nos permite uma avaliação muito mais aprofundada do movimento e das causas da dor, e consequentemente um planeamento mais específico para cada pessoa e cada condição em concreto.

  • O Pilates Clínico é um exercício indicado para quem sofre de artroses?

    Sim. As artroses caracterizam-se pelo desgaste da cartilagem e das superfícies articulares, com consequente diminuição da mobilidade e da capacidade de absorção do impacto da articulação em causa.

    O Pilates Clínico favorece a mobilidade sem submeter a articulação a cargas excessivas, uma vez que favorece a sua lubrificação. Por aumentar a força muscular e a estabilidade articular, ajuda a compensar o desgaste da própria articulação que passa a desempenhar melhor a sua função.

    Estes dois aspetos são fundamentais para dar maior proteção à articulação, bem como reduzir e controlar a dor.

  • O Pilates Clínico é indicado para quem tem hérnia discal?

    Sim. Ao recuperarmos a capacidade de pré-ativação dos músculos estabilizadores da coluna, garantimos um bom equilíbrio no trabalho dos restantes músculos, fundamental para manter a própria hérnia estável e prevenir futuras crises.

  • O Pilates melhora a dor na coluna?

    Sim. Em situação de dor/patologia, os músculos estabilizadores da coluna (em particular o músculo Transverso do Abdómen) perdem a capacidade de pré-ativação relativamente aos restantes músculos abdominais.

    O Pilates Clínico permite-nos recuperar essa capacidade, garantindo assim uma boa estabilidade para um movimento saudável, livre de potencial de dano e de dor para a coluna.