Corpo clínico
Pilates ClínicoPerguntas frequentes
Aqui encontra as respostas à perguntam que mais frequentes em consultório na especialidade de Pilates Clínico.-
O Pilates Clínico é dado por um fisioterapeuta?
Sim. O Pilates Clínico é uma formação complementar ao curso de Fisioterapia.
Atualmente, já existem outros profissionais habilitados para orientar programas de Pilates Clínico. Contudo, a complementação com a Fisioterapia é uma grande mais valia, dado que nos permite uma avaliação muito mais aprofundada do movimento e das causas da dor, e consequentemente um planeamento mais específico para cada pessoa e cada condição em concreto. -
O Pilates Clínico é um exercício indicado para quem sofre de artroses?
Sim. As artroses caracterizam-se pelo desgaste da cartilagem e das superfícies articulares, com consequente diminuição da mobilidade e da capacidade de absorção do impacto da articulação em causa.
O Pilates Clínico favorece a mobilidade sem submeter a articulação a cargas excessivas, uma vez que favorece a sua lubrificação. Por aumentar a força muscular e a estabilidade articular, ajuda a compensar o desgaste da própria articulação que passa a desempenhar melhor a sua função.
Estes dois aspetos são fundamentais para dar maior proteção à articulação, bem como reduzir e controlar a dor. -
O Pilates Clínico é indicado para quem tem hérnia discal?
Sim. Ao recuperarmos a capacidade de pré-ativação dos músculos estabilizadores da coluna, garantimos um bom equilíbrio no trabalho dos restantes músculos, fundamental para manter a própria hérnia estável e prevenir futuras crises.
-
O Pilates melhora a dor na coluna?
Sim. Em situação de dor/patologia, os músculos estabilizadores da coluna (em particular o músculo Transverso do Abdómen) perdem a capacidade de pré-ativação relativamente aos restantes músculos abdominais.
O Pilates Clínico permite-nos recuperar essa capacidade, garantindo assim uma boa estabilidade para um movimento saudável, livre de potencial de dano e de dor para a coluna.