Marcar consulta
Clínica Sabeanas - Médicos

Médicos

Uma equipa de 29 profissionais ao serviço da sua saúde.
Conheça-os.

Carlos Barros

Dr. Carlos Barros

EspecialidadeGinecologia e Obstetrícia

Marcar consulta (Dr. Carlos Barros) Ligar Agora

Cédula Profissional23720

Atividade clínicaAté ao final de 2005 desenvolveu a sua actividade no âmbito da ginecologia geral, médica e cirúrgica, tendo adquirido competência especial em endoscopia, cirurgia laparoscópica e histeroscopia diagnóstica e cirúrgica.

Dentro do Serviço de Ginecologia, é ainda responsável de uma consulta de vigilância e apoio terapêutico da gravidez ectópica.

Durante este período realizou um estágio de Outubro a Dezembro de 1992, em Ginecologia Oncológica, no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa.

Foi convidado para assessor da Direcção Clínica do seu hospital, cargo que desempenhou desde o final de 2003 até à integração da Maternidade no Centro Hospitalar Lisboa Central, em Março de 2012.

Lecciona como assistente da cadeira de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

É Coordenador de Oncologia Ginecológica da Maternidade Dr. Alfredo da Costa desde Janeiro de 2006. Diferenciou-se nesta área da oncologia no IPO de Lisboa, entre 2006 e 2009 e prestou serviço como médico colaborador desta instituição, a convite da Directora do Serviço de Ginecologia, entre Setembro de 2010 e Junho de 2013.

Desempenha ainda as funções de Chefe de Equipa do Serviço de Urgência da Maternidade, desde Outubro de 2006.

Formação académicaLicenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 16 de Outubro de 1980, com a classificação final de 15 valores.

Durante o curso frequentou, semanalmente e de forma regular, o Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria o que constituiu, na sua forma voluntária, para além de uma valiosa aquisição prática complementar, uma riquíssima vivência humana que lhe moldou para sempre a sua atitude na relação médico-doente.

De Janeiro de 1981 a Dezembro de 1982, fez o estágio do Internato de Policlínica, tendo realizado a valência de saúde pública (8 meses) no Centro de Saúde do Montijo e os vários estágios clínicos (14 meses) no Hospital de Santa Maria, com excepção de ginecologia e obstetrícia (2 meses) que realizou na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

No ano lectivo de 1981/82, frequentou o curso de Saúde Pública e Medicina Tropical no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, tendo concluído com a classificação final de 15 valores.

A 14 de Março de 1983 foi incorporado no serviço militar obrigatório. Cumpriu como Aspirante a Oficial Miliciano Médico na Escola Prática de Infantaria em Mafra, onde desempenhou funções de médico chefe de uma enfermaria com cerca de dúzia e meia de camas, 2º médico, 3 enfermeiros, 8 socorristas e, ainda, uma secretaria e farmácia próprias.

Durante os 13 meses de permanência nesta unidade militar efectuou sobretudo um trabalho de medicina de ambulatório aos militares e famílias, apoio médico nas provas de campo e no âmbito da higiene dentro da unidade.

Passou à disponibilidade a 13 de Agosto de 1984.

Em Outubro de 1984 fez o Concurso Nacional de Acesso ao Internato Complementar tendo ficado em 461º lugar em cerca de 1266 candidatos, com 55%.

Iniciou o Internato Complementar de Ginecologia e Obstetrícia em 1 de Março de 1985, tendo feito o exame final em Agosto de 1991 com a classificação de 17,1 valores, na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

Mantém funções, desde então, no Serviço de Ginecologia daquela instituição, primeiro como assistente eventual e posteriormente, desde Abril de 1995, como assistente do quadro.

Entre 1995 e 1996, colaborou de forma regular com o Serviço de Ginecologia do Hospital Distrital de Santarém, para dar o apoio técnico à criação e prática da cirurgia endoscópica ginecológica, laparoscopia e ressectoscopia.

Ainda no âmbito da formação e colaboração entre hospitais e a convite do director do Serviço de Ginecologia do Hospital de Ponta Delgada, deslocou-se por duas vezes entre 2006 e 2007 a esta instituição, para dar formação técnica e prática na execução de cirurgia histeroscópica por ressectoscopia.

Obteve o grau de Consultor de Ginecologia/Obstetrícia, por concurso, em Maio de 1999, tendo passado à categoria de Assistente Graduado da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

HorárioQuinta-Feira - das 16h30 às 20h00

Marcar consulta (Dr. Carlos Barros)